terça-feira, 23 de julho de 2013

O que podemos perder sem mobilização

Hoje temos diversos benefícios conquistados no passado e que são mantidos apenas pelo ACT ou pelo Regimento de Recursos Humanos e não podem ser considerados como direito adquirido. São 19 mantidos pelo ACT e 3 pelo RARH2/PGCS.

São benefícios que não se enquadram na condição de "irredutibilidade salarial" porque não tem natureza salarial, apesar de alguns serem considerarmos salários indiretos.

Temos como exemplo a PPR 2012 que não é previsto no ACT e nem no RARH2/PGCS, mas tem previsão legal desde que a Empresa assim conceda pois não é um programa obrigatório mas é regulamentado e estes outros benefícios nem regulamentado são e dependem de liberalidade da empresa.

Recentemente saiu uma lei sobre a continuidade no Plano de Saúde após a aposentadoria, porque muitos trabalhadores adiam a sua aposentadoria por causa do plano de saúde, se hoje você não precisa amanhã você pode precisar, e a empresa não é obrigada a bancar um plano de saúde.

Portanto, são benefícios que a empresa pode a qualquer momento alegar qualquer coisa para torná-los extintos e dizer que precisa reduzir custos para sua sustentabilidade ou para a sua produtividade.

Logo, colegas que pensam que na campanha tratamos somente salários, prestem bem atenção, pois os benefícios que você não precisa hoje podem lhe fazer falta no futuro e você terá que arcá-los tirando do seu salário. Eles foram conquistados a duras penas, mas tem aquele ditado que tudo que é conseguido sem sacrifício não tem valor, mas custou o sacrifício de outros que lhe antecederam, vide os mártires da nossa história.

A empresa praticamente disse este ano que deem graças a Deus por termos mantido todas as cláusulas, sinalizando claramente que pode torná-las extintas a qualquer momento e tem respaldo legal para isso.
Desde 2009 a empresa vem ano a ano endurecendo as negociações sem nenhum grande avanço e ela percebe também que não há resistência de nossa parte, então ela está numa situação bem confortável de fazer o que bem entender, já que não há resistência dos trabalhadores.
Pensem bem nisso, o benefício que não lhes faz falta hoje poderá fazer no futuro, e uma vez retirado nunca mais retornará e aí deverão ter a decência de não irem chorando atrás de OLT, Sindicatos ou da Federação e as culpando pelas suas perdas.


BENEFÍCIOS POR LIBERALIDADE DA EMPRESA NO ACT




DISPENSA NEGOCIADA – APPD

DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA

PARCELAMENTO DE FÉRIAS

ESTABILIDADE PARA EMPREGADOS TRANSFERIDOS

LIBERAÇÃO DE ESTUDANTES

LIBERAÇÃO PARA DEBATES/CURSOS

EDUCAÇÃO CONTINUADA (GRADUAÇÃO/PÓS GRADUAÇÃO)

ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO

LIBERAÇÃO PARCIAL PARA ATIVIDADE SINDICAL

QUADROS DE AVISO

PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

REEMBOLSO DE DESPESAS MÉDICAS, HOSPITALARES, ODONTOLÓGICAS
E PSICOLÓGICAS
ADIANTAMENTO 13º SALÁRIO


COMPLEMENTAÇÃO SALARIAL

ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO

RESTITUIÇÃO PARCELADA DO ADIANTAMENTO SALARIAL FÉRIAS
LICENÇA-PRÊMIO

AUXÍLIO A FILHO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS





BENEFÍCIOS DO REGIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO

PROMOÇÃO POR MÉRITO

RECLASSIFICAÇÃO




__._,_.___